domingo, 27 de junho de 2010

Pratos Típicos da Região e Algumas Preparações Ligadas à Festas Típicas

Principais Pratos Típicos


- Pato no Tucupi

Peculiar da Amazônia brasileira, é servido em forma de caldeirada, que leva um caldo retirado da mandioca ralada e espremida: o tucupi. Depois de retirado, o tucupi é fermentado, fervido várias vezes para eliminação de substâncias tóxicas e temperado para poder ser utilizado no prato. O principal tempero é o jambu, erva da família do agrião, que torna o prato picante e com sabor exótico. O pato é cortado em pedaços e assado no forno.


- Maniçoba

Sua preparação demora cerca de uma semana, pois a folha da maniva (a planta da mandioca), depois de moída, deve ser cozida durante, pelo menos, quatro dias. Após isso são acrescentados na panela o charque, toucinho, bucho, mocotó, orelha, pé e costelas salgadas de porco, chouriço, linguiça e paio, praticamente os mesmos ingredientes de uma feijoada completa. Pode ser acompanhado de arroz branco, farinha d'água e pimenta de cheiro.


- Tacacá

É servida em forma de bebida, em cuias próprias feitas de frutos da região e vendida em barracas, chamadas de "Tacacazeiras", onde se encontram outras comidas, como o vatapá, o caruru, o bolo de macaxeira, a tapioquinha. É um prato indígena constituído de mingau, feito com amido de mandioca (goma) e temperado com sal. A este mingau, já nas cuias, acrescentam-se pequenas porções de tucupi, previamente fermentado e fervido, temperado com alho e chicória, jambu pré-cozido e camarões secos no tucupi. Dependendo do gosto, usa-se molho e pimenta de cheiro. Seu sabor é peculiar, exótico e muito apreciado pela população nativa.



- Caldeirada de Tucunaré

O tucunaré (Cichla ocellaris) é também um peixe bastante saboroso, de carne branca com sabor suave. Ele é preparado de diversas formas, mas a maneira mais apreciada na região é a caldeirada. Ela é feita utilizando-se de preferência o tucunaré de tamanho médio, que é repartido em postas grandes (3 em média por peixe) e colocado para cozinhar em uma panela grande com bastante tempero (coentro, cebolinha, tomate cebola e chicória). O resultado é um prato saboroso que é acompanhado de pirão feito com o próprio caldo e farinha.


Preparações Típicas Ligadas à Festas

- Festa do Santo Daime

O Santo Daime, conhecido também como ayahuasca, oasca, vegetal, caapi e iagê, é uma bebida usada em rituais religiosos por inúmeros grupos indígenas do continente americano, sendo preparado pelo cozimento de dois vegetais da floresta amazônica: o cipó jagube e a folha chacrona, rainha ou mescla.

Cada participante toma, em média, quatro a cinco doses do Santo Daime. Sob o efeito do Daime, a pessoa se sente como se estivesse viajando dentro de si mesma.


- Festa do Guaraná - Maués

Todos os anos, a cidade de Maués realiza a Festa do Guaraná, uma das mais tradicionais comemorações da região. A Festa do Guaraná, que tem duração de três dias, tem início com o "Dia de Campo", quando agricultores, pesquisadores e entidades se reúnem para discutir sobre as últimas descobertas a respeito do fruto, a eleição da Rainha do Guaraná (cada candidata deverá usar em sua fantasia folhas, frutos ou algo relacionado ao guaraná). Mas o momento mais bonito da festa é a encenação da lenda do guaraná, feita pelos índios nativos.

- Festa Religiosa de Nossa Senhora de Nazaré.

Muitos comemoram com um almoço em família, realizado no domingo da procissão, como um ato de comunhão. Tradicionalmente a refeição é composta de pato no tucupi, tradicional prato da culinária paraense, acompanhado de arroz branco e maniçoba, também tradicional item da culinária da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário