terça-feira, 22 de junho de 2010

O AÇAÍ

O açaí frutifica em forma de cachos e é arredondado, de tamanho pequeno e coloração roxo-escura, que muitas vezes se confunde com o preto, quando está maduro. Possui uma única semente, que é considerada grande em relação ao tamanho do fruto, e por isso apresenta pouca polpa.
Um dos cachos do açaizeiro, palmeira típica da Amazônia. Seu fruto é considerado um dos mais nutritivos da região.

É importante frisar que existe uma variação de açaí, rara, denominada açaí-branco. Este apresenta cor verde, mesmo depois de completamente maduro, e o vinho obtido a partir dele possui uma coloração clara. É muito procurado por comerciantes do ramo de bebidas, que dizem que seu sabor é melhor que o da variação roxa.

Açaí-branco ou Açaí-tingá (tingá=branco em tupi-guarani)

Esse pequeno fruto de origem amazônica pode ser consumido de várias formas. Na Região Norte é muito comum o consumo do próprio “vinho do açaí” (polpa da fruta misturada com água) gelado, misturado às farinhas de tapioca ou mandioca e açúcar (1), e ainda como pirão, feito com farinha, e degustado com peixes assados (2) e camarões secos (3).

Além dessas, o açaí pode ser consumido também em forma de sorvetes, geleias, mingaus, bolos, mousses, sucos, doces, entre outros.

Essa pequena frutinha se popularizou em todo o Brasil. No entanto, fora de sua região nativa, ela é consumida na forma da polpa congelada, batida com adicionais, como frutas e xarope de guaraná. Além da adição de granola, mel e leite condensado.

O popular “Açaí na Tigela”.

http://e-jardim.blogspot.com/2009/12/feira-do-acai-e-seu-destaque.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário