domingo, 27 de junho de 2010

Composta por sete estados (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) a Região Norte pode ser considerada uma região privilegiada do Brasil, pois é onde se encontra grande parte da maior floresta tropical do mundo - a Floresta Amazônica - que oferece à população local uma grande variedade de frutos típicos, como o tucumã, o buriti, o açaí, a pupunha, o camu-camu, o cacau etc, e também animais exóticos que fazem parte da alimentação dos habitantes, como macacos, pacas, lagartos e cobras.

Os primeiros habitantes dessa região foram os povos indígenas, que tiravam proveito de tudo o que a Floresta oferecia e também dos rios, habitat de diversos peixes, moluscos e crustáceos. Com isso, frutos, raízes, carne de animais exóticos e peixes eram a base da alimentação dos nativos, sendo que o principal alimento cultivado por eles era a mandioca.


Os índios contribuíram enormemente para a alimentação do nortista de hoje. Entre as técnicas herdadas deles estão a maneira de obtenção dos subprodutos da mandioca, como a farinha (extraída da mandioca ralada) e o caldo (retirado da mandioca descascada, ralada e espremida) que é o ingrediente de muitos pratos típicos. Outra contribuição indígena está o uso da polpa do buriti para o preparo de sucos e também o costume de consumir alimentos assados na folha de bananeira.

Um comentário:

  1. achei maravilhoso o vosso blog, mas è dificil poder compartilhar com os amigos das comuninìdades. Foi muito bem feito garotos.

    ResponderExcluir